Ambojes: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Enviado por: Gladisem 14-04-2009 504 leituras Educação, Esporte e Lazer abre rodadas do OPCom a realização da plenária temática de Educação, Esporte e Lazer, teve início na noite de ontem, 13, a Rodada Única de Assembléias Regionais e Temáticas do Ciclo 2009/2010 do Orçamento Participativo (OP). O evento aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.
A secretária de coordenação política e governança local, Clênia Maranhão, representou o prefeito José Fogaça, este ano, em que o OP completa 20 anos.
OP 20 anos – Estão previstos vários eventos para comemorar os 20 anos do OP. Um deles já pôde ser visto na noite de ontem. Uma nova parceria da prefeitura com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) objetiva proporcionar o conhecimento do perfil dos participantes do OP. A pesquisa será aplicada durante todas as assembléias da rodada única. Este trabalho está sendo conduzido em ocnjunto com a equipe do Observatório da Cidade de Porto Alegre (Observapoa).
Além da pesquisa, há outros projetos envolvidos na comemoração dos 20 anos do Orçamento Participativo. Entre eles está a realização de um evento especial para marcar a devolução do estudo do Banco Mundial sobre o OP, intitulado “Por um Orçamento Participativo mais inclusivo e efetivo em Porto Alegre”, trabalho que traz recomendações e análises relevantes para a qualificação do processo.
Resultados da plenária – A assembléia Temática de Educação, Esporte e Lazer teve duas chapas concorrentes ao Conselho do OP (COP). Com 56,55% dos votos válidos, a chapa 1 conquistou as vagas dos dois conselheiros titulares e a chapa 2, com 43,45% dos votos válidos ficou com as duas suplências. A temática será composta por Carlos Boa Nova Neto, Vera Luci P. Silveira, Roberto Jakubaszko e Enilson Schepff Gambarra da Silva.
A outra eleição da noite, a de prioridades, traz uma divisão, pois a temática de Educação Esporte e Lazer é composta de dois subtemas a serem votados. As quatro prioridades eleitas no subtema educação foram, respectivamente, educação de jovens e adultos, educação infantil, educação especial e ensino fundamental. Já no subtema esporte e lazer, as quatro prioridades eleitas foram esporte e lazer, equipamentos de lazer e recreação, equipamentos esportivos e reforma e ampliação de centros comunitários.
Hoje, 14, a partir das 19h, também no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, ocorrerão os debates da temática de Saúde e Assistência Social.